O crescimento do desporto outdoor, nomeadamente do trail running tem sido uma alavanca para a realização de ecoturismo, principalmente no interior de Portugal. Como referência, temos As Voltas do Impossível, uma prova/aventura que promove o ecoturismo, tendo como palco a vila de Rio de Frades, em Arouca.

Para que seja possível a realização das Voltas do Impossível, o evento conta com a colaboração da Câmara Municipal de Arouca e da Confraria Trotamontes.

As Voltas do Impossível distinguem-se de outras provas de trail running pela sua contextualização histórica e pelo formato em que se desenrola: não é uma prova, é uma aventura. Durante todo o percurso os atletas são desafiados a regressar a 1942 onde, à época, era realizada a exploração de volfrâmio na região.

O percurso é composto por 5 voltas com uma distância de cerca de 21km e 1500 metros de desnível em cada volta. O palco do evento é a Aldeia de Rio de Frades, dentro nevrálgico da exploração mineira, e as montanhas da Serra da Freita, local de excelência para a prática de ecoturismo, desde caminhadas, escalada, corridas, canyoning, aos muito reconhecidos Passadiços do Paiva, entre outras atividades relacionadas com desportos ao ar livre.

No dia do evento, a aldeia recebe centenas de pessoas, entre elas, atletas, familiares, amantes da natureza, do trail running, e comunicação social, que, de diferentes formas, conhecem e dão a conhecer a região de Arouca como um destino perfeito para o ecoturismo.

A Cream iniciou o processo de comunicação do evento meses antes do mesmo acontecer, numa estratégia definida em conjunto com o organizador e a Câmara Municipal de Arouca. Além das informações habituais de um evento desportivo, como processo e datas de inscrição, também é feita divulgação, nas redes sociais e na imprensa local e nacional, de conteúdo sobre a região de Arouca, os seus recursos naturais, a fauna e a flora, a gastronomia e tudo o que esta tem a oferecer, de forma a alavancar o ecoturismo, exigindo sempre uma postura de respeito e responsabilidade ecológica, e apelando a todos os presentes que protejam o ambiente, para que todos os viajantes à procura da experiência de ecoturismo possam também aproveitar o que Arouca tem para oferecer.

Nos últimos anos o número de pessoas que procuram estas experiências diferentes, associadas ao desporto ativo e ao turismo de natureza, têm aumentado, e, por isso, os municípios veem cada vez mais a sua envolvente natural como um tesouro ecológico e uma mais-valia.
Assim, o objetivo de comunicação da Cream, paralelo à prova de trail running, passou por desafiar e provocar um interesse na população geral em visitar a zona de Arouca e de Rio de Frades, e contribuir para o ecoturismo e turismo ativo, trazendo retorno para a região. Juntamente com o Município de Arouca, a Cream assumiu a responsabilidade de colocar no mapa Rio de Frades, para que as pessoas que procuram locais de ecoturismo o encontrem facilmente e visitem os seus recursos.

Em vésperas da 3ª edição do evento, podemos concluir que o trabalho realizado nas edições anteriores trará ecos na edição deste ano. A comunicação e a assessoria de imprensa com os meios de comunicação regionais e nacionais, através de uma estratégia irreverente e criativa na forma como trabalha a divulgação do evento e a região, resultou num alcance a quase 11.000 pessoas no facebook em 2020, podendo concluir que a organização e comunicação profissional de eventos desportivos, aliados à promoção do ecoturismo das regiões, traz interesse ao público nacional e internacional.

Aventura anterior
Ecoturismo é a melhor forma de promover destinos turísticos de natureza
Próxima aventura
2021: UM ANO DESAFIADOR PARA O SETOR DO DESPORTO