O vídeo “As Voltas do Impossível, uma história real!” premiado no ART&TUR , um vídeo com o objetivo dar a conhecer os melhores momentos da 1ª edição desta aventura desportiva, frisando toda a contextualização histórica, características únicas deste evento.

A contextualização histórica deste evento desportivo é um dos fatores que mais o distingue dos demais e, este vídeo, pretende fazer a passagem do tempo desde a época da corrida ao volfrâmio até aos dias de hoje, mostrando trilhos, minas, e paisagens percorridas pelos Pilhas há quase um século.

Sinopse:

As primeiras minas de volfrâmio foram demarcadas em Rio de Frades em 1914. A exploração destas minas, no período das Guerras Mundiais, foi efetuada pela Companhia Mineira do Norte de Portugal, pertença de alemães. A personagem principal desta “aventura desportiva” é o “pilha”, que personifica os mineiros de Rio de Frades, figuras de relevo na história da II Grande Guerra, que tentavam contornar a vida dura, à semelhança dos atletas que se aventuraram por estes trilhos de grande dureza, colecionando as guias de transporte de volfrâmio espalhadas ao longo do percurso. O acender da candeia define o período temporal em que o evento decorre, o “Taps” que se ouve sempre que um “Pilha” desiste. A passagem do tempo dos princípios do século XX ate aos dias de hoje.

Vídeo promocional: Desporto e lazer

Localização: Rio de Frades  País: Portugal

Ano: 2020

Produtor: Pedro Sá (agency@cream.pt)

Realizador: Sérgio Duarte

Compositor/musica: Dor Friedman – Climbing the Infinity

Empresa de produção: Cream Agency

Cliente: Câmara Municipal de Arouca


O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo alcançou já um elevado reconhecimento internacional, e integra o Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, responsável por eleger, anualmente, o melhor filme de turismo a nível mundial. O júri deste concurso é composto por 34 membros, oriundos de Portugal, Estados Unidos, Chile, Irão, Brasil, Índia, África do Sul, Irlanda, Filipinas, Itália, Espanha, Maurícia, Holanda, Lituânia, Croácia, Canadá, Japão, Indonésia e Polónia.

Nesta sua 14ª edição, decorrida em Aveiro, o Festival nomeu, no total, 74 filmes, com vencedores em várias categorias.

Aventura anterior
2021: UM ANO DESAFIADOR PARA O SETOR DO DESPORTO
Próxima aventura
Voltas do Impossível: sustentabilidade e equilíbrio em primeiro lugar!