O vídeo “As Voltas do Impossível, uma história real!” premiado no ART&TUR , um vídeo com o objetivo dar a conhecer os melhores momentos da 1ª edição desta aventura desportiva, frisando toda a contextualização histórica, características únicas deste evento.
A contextualização histórica deste evento desportivo é um dos fatores que mais o distingue dos demais e, este vídeo, pretende fazer a passagem do tempo desde a época da corrida ao volfrâmio até aos dias de hoje, mostrando trilhos, minas, e paisagens percorridas pelos Pilhas há quase um século.
Sinopse:
As primeiras minas de volfrâmio foram demarcadas em Rio de Frades em 1914. A exploração destas minas, no período das Guerras Mundiais, foi efetuada pela Companhia Mineira do Norte de Portugal, pertença de alemães. A personagem principal desta “aventura desportiva” é o “pilha”, que personifica os mineiros de Rio de Frades, figuras de relevo na história da II Grande Guerra, que tentavam contornar a vida dura, à semelhança dos atletas que se aventuraram por estes trilhos de grande dureza, colecionando as guias de transporte de volfrâmio espalhadas ao longo do percurso. O acender da candeia define o período temporal em que o evento decorre, o “Taps” que se ouve sempre que um “Pilha” desiste. A passagem do tempo dos princípios do século XX ate aos dias de hoje.
Vídeo promocional: Desporto e lazer
Localização: Rio de Frades País: Portugal
Ano: 2020
Produtor: Pedro Sá (agency@cream.pt)
Realizador: Sérgio Duarte
Compositor/musica: Dor Friedman – Climbing the Infinity
Empresa de produção: Cream Agency
Cliente: Câmara Municipal de Arouca
O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo alcançou já um elevado reconhecimento internacional, e integra o Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, responsável por eleger, anualmente, o melhor filme de turismo a nível mundial. O júri deste concurso é composto por 34 membros, oriundos de Portugal, Estados Unidos, Chile, Irão, Brasil, Índia, África do Sul, Irlanda, Filipinas, Itália, Espanha, Maurícia, Holanda, Lituânia, Croácia, Canadá, Japão, Indonésia e Polónia.
Nesta sua 14ª edição, decorrida em Aveiro, o Festival nomeu, no total, 74 filmes, com vencedores em várias categorias.