Provavelmente já terá reparado que o número de pessoas com quem se cruza nas suas atividades desportivas terá aumentado face à época antes da covid-19. Foram vários os estudos realizados em Portugal e no estrangeiro que justificam estes valores.

Segundo um estudo do IPDJ, em 2020, 45% das pessoas que não praticavam qualquer tipo de desporto começaram a fazê-lo durante o primeiro confinamento em 2020. Foi apontado também um aumento de 2% da população que diz praticar atividades desportivas, resultando em 72% do total nacional.
Quando foi perguntado qual o plano de desporto preferido dos inquiridos, 20% respondeu ter como preferência as caminhadas ao ar livre.

A covid-19 resultou num grande impacto para o desporto, com o fecho dos ginásios, e com a paragem dos desportos coletivos e dos desportos individuais indoor. Embora, alguns desportos já sejam possíveis de praticar novamente, a pandemia mudou os hábitos desportivos da população, aumentando o número de pessoas que praticam desporto outdoor.
Durante o primeiro confinamento, o aumento das corridas e caminhadas deveu-se ao facto de a realização de exercício físico no exterior ser um dos poucos motivos, autorizados por lei, pelos quais se podia sair à rua. Mas, para a maioria das pessoas que adotaram este estilo de vida, mesmo com o regresso à normalidade, continuaram com os mesmos hábitos de desporto.

Os passadiços e os trilhos são cada vez mais a escolha da população para realizar atividades ao ar livre, podendo aliar a prática de um desporto ao contacto com a natureza. As atividades desportivas de eleição passam pelas caminhadas, pelos diversos desportos de corrida, de ciclismo, náuticos e de praia.
Uma das razões deste aumento durante a pandemia da covid-19 é o facto de que a população tem receio do contacto com outras pessoas e de estar em locais fechados. Desta forma, no desporto outdoor o contacto exercido pelos atletas é menor, visto a maioria ser individual, e o facto de ser realizado no exterior permite uma maior circulação do ar respirado e transmite uma maior segurança à população.

A pandemia da covid-19 não tem fim à vista e, por isso, é necessária uma adaptação a esta nova realidade. Espera-se que o desporto, em particular o desporto outdoor, faça cada vez mais parte da vida das pessoas e que Portugal se torne um país mais ativo.

 

Aventura anterior
Edição Digital Trilhos dos Abutres 2021
Próxima aventura
Taça de Portugal de Trail Running 19/20